NAGRAVISION SISTEMA DE PROTEÇAO SATELITIAL
Nagravision é o nome de uma empresa, bem como o nome do software que ela produz, utilizado para criptografia de transmissões via satélite. Em outras palavras, é o nome do “sistema de proteção” que as operadoras de televisão por satélite usam, bem como o nome da empresa que o fabrica.Atualmente há quatro versões do software Nagravision em uso. São eles: Nagravision, Nagravision Cardmagedon, Nagravision Aladin and Nagravision Merlin. Os sistemas Nagravision Cardmagedon e Aladin são confundidos frequentemente um com o outro e usados sob o nome genérico de “Nagravision 2″ (ou apenas Nagra 2), que tecnicamente sequer existe. O Nagravision Cardmagedon é uma combinação complicada de Nagravision Aladin com criptografia Mediaguard SECA 2. O que comumente se chama de “Nagra 3″ é na verdade o Nagravision Merlin.
Existe um forte movimento de convergência dos provedores de tevê por satélite para a adoção do mais novo sistema, o Nagra 3. Provedores mais novos (como o brasileiro Via Embratel, por exemplo) já utilizam a versão mais recente do Nagravision, e outras operadoras estão aos poucos atualizando todos os canais.
O Nagravision 1 original está praticamente obsoleto, tendo em vista que sua integridade foi comprometida já em 1999. Entretanto, as poucas operadoras como a Dream Satellite que ainda utilizam o Nagra 1 se utilizam de expedientes como trocar a chave de criptografia diversas vezes ao dia, o que provoca um grande incômodo aos expectadores não autorizados.
Já os provedores usuários do Nagravision Aladin têm enfrentado o problema da “pirataria” do sinal de satélite (a rigor, não há pirataria porque o sinal é emitido pelo satélite e pode ser livremente sintonizado por qualquer antena) e dos cartões de acesso (nesse caso sim, os “smartcards” são propriedade da operadora de tevê). Desde 2005 que sintonizadores de satélite capazes de emular um receptor Nagravision, em conjunto com a atividade de crackers que descobrem e publicam as chaves de criptografia das operadoras de tevê, vêm permitindo que expectadores assistam aos programas transmitidos via satélite sem precisar pagar pela assinatura.